Yoga

 

Yoga e modos de vida

 

A expressão modos de vida vem sendo empregada nas ciências da saúde como uma nova forma de expressar o entendimento acerca dos fatores sociais enquanto elementos de determinação dos indicadores relacionados às vulnerabilidades frente os riscos, agravos, lesões relacionados ao processo de perda da saúde nas sociedades humanas.

 

No avanço e busca pela VIDA, a humanidade tem evoluído ora para a consciência de tê-la ora para proclastiná-la, e isto tem se definido pelas suas escolhas. Nos definimos os modos de vida pelas nossas escolhas. Em decorrência destas escolhas, a YOGA, esta nos espaços da sociedade inserida nas igrejas, hospitais, creches, universidades, bem como nos projetos de pesquisa sobre práticas inovadoras em saúde, via as políticas públicas de saúde nas concepções biopsicosocioespiritual (teoria do holismo) para a promoção da saúde.

 

Como desejamos ser felizes o tempo todo e projetamos isso ao sucesso( Mestre Yogananda), pode parecer que isto ainda é insipiente, muito embora também já estejamos certos que a padronização em nossa vida já não nos cabe, podemos até adiar tomadas de decisões, mais quando lançamos o primeiro vôo, mesmo que continuemos a ciscar como galinhas não o seremos mais, e isto é um grande avanço.

 

A busca pela vontade de sermos plenos via o autoconhecimento esta nos nossos espaços públicos e sociais e de vida na modalidade de aulas de YOGA inserida como uma escolha de conhecer, sentir e saber de si via ASANAS- postura psicofísicas- por meio de uma pedagogia de libertação das potencialidades da essência do ser humano que a procura (Mestre Osho).

 Este processo permite a diversidade técnica dos modos de se ministrar aulas de yoga, entretanto sua essência e inalterada, pois ela é em si a UNIÃO, o religare das partes que compõem o SER que busca a integralidade das mesmas pela disciplina de cada aprendizado para se tornar um ser integral (Mestre Sri Aurobindo) e tornar a vida yoga.

 

Com esta sequencia de conhecimentos a aplicação do yoga no formato de aulas de asanas (posturas) pode seguir critérios que facilitam a absorção desta cultura oriental milenar pelos ocidentais. Em uma sequência de aula com Pranayamas, Asanas (posturas), relaxamento e meditação podemos distribuir o tempo de 45 min/aula para uma boa prática de yoga por 2 vezes semanas.

 

O Yoga criado por Shiva contém os asanas que foram codificados por Patanjali pela observação dos movimentos da natureza e de seus constitutivos, eles podem ser realizados em três níveis de intensidade durante uma aula de yoga, ou seja em  sukha (fácil), Ardha (metade/médio), Maha (completo/grande) cada variação desta dará percepções sobre o nível de dinâmica isométrica do corpo em função das passagens por ele (vinyasana) e de suas supra-variações em qualidade energética da proposta de aula devido as variações do tipo torções, flexões, investidas, extensões e lateralizações, o que promove a harmonia e a integração das partes e dos elementos do SER.

Seja bem vindo a este modo de viver a vida. A vida toda é yoga. Yoga é simples. A simplicidade e uma manifestação de ser Yoga. Logo faça sua prática de forma simples e prazerosa para você, o outro é um espelho que o auxilia a Ver e Enxergar o que podemos transmutar e melhorar em prol de um modo de vida que seja aquele que precisamos viver para aprender. Yoga é um aprendizado.

 

 Namastê:

 O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você.

Paula Raquel dos Santos

Instrutora de Yoga formada em Yoga integral pela Associação Nacional de Yoga Integral ANYI. Habilitada em yoga para crianças, gestante e terceira idade. Pratica Yoga há 10 anos e desenvolve trabalhos holísticos e vivências corporais pelo método do livre progresso com crianças e adultos. Atualmente estuda Medicina Ayurveda (IBRATA) e Tantra Yoga (UERJ). Nome místico Kunt,  que significa a Rainha mâe de Kama (filhos com Surya-desejo) e pandavos (Arjuna-Heróis guerreiros do Bagavagita).

    Entre em contato:

   Tel: (21) 2572-3537

Whatsapp: 99714-4660

Endereço:

Rua Soares da Costa, 128/101

Praça Saens Pena - Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ibrata@ibrata.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Todos os direitos reservados © 2005