Panchakarma

 

Única Clínica no Rio de Janeiro, onde são realizadas, todas as Terapias Ayurveda inclusive Panchakarmas!!

Venha Retirar todas as toxinas de seu corpo e seja uma pessoa com a pele mais lustrosa, macia, olhos mais brilhantes, menos marcas de expressões no rosto, com mais energia, vitalidade, disposição, clareza mental, sono reparador, melhor memória, articulações mais flexíveis, ou seja, mais harmoniosa, mais FELIZ... 

Panchakarma

Os doshas vata, pitta e kapha quando em equilíbrio são responsáveis pela fisiologia humana e quando em desequilíbrios são responsáveis pelas fisiopatologias que ocorrem quando, toxinas (em sânscrito conhecida como ama – e fala-se ama), infiltram os tecidos (dhatus – em sânscrito) e estes se tornam enfraquecidos e daí tornam-se os locais onde as patologias acontecem. Assim, os tecidos enfraquecidos e os fatores sintomáticos surgindo, o ayurveda descreve uma série de 5 processos de terapia radical com o objetivo de eliminar drasticamente o dosha do corpo. Esta terapia tem o nome de Shodana Chiktisa – que tem a tradução literal de “Terapia radical de eliminação do dosha do corpo”. 

O corpo em ayurveda é considerado um universo holístico composto de físico, mente, emoção e espírito, assim, quando eliminamos radicalmente um dosha do corpo, estamos falando que este deverá ser eliminado holisticamente. Assim, limpeza corporal significa “RENOVAÇÃO”. 

Apesar de muitos conhecerem os processos de limpeza pela palavra panchakarma que significa literalmente – os cinco processos de limpeza, onde, (pancha, signignifica – cinco e karma, significa – processo), na verdade isto significa apenas uma das fases da terapia radical. 

Shodana chiktisa, a terapia radical de eliminação do dosha do corpo, tem três fases: poorvakarma, panchakarma e pascatkarma. 

- a primeira fase a diminuição e eliminação de ama (toxinas) 

- a segunda fase é a própria eliminação do dosha 

- a terceira fase é a readaptação do corpo após a limpeza 

Portanto:

Poorva – significa: o que precede o processo 
Pancha - um dos cinco processos a ser realizado 
Pascat - o pós processo

Existem cinco processos de limpeza, em geral cada uma está ligada ao desequilíbrio de um dosha e são eles:

Basti – enema de limpeza e nutrição do cólon intestinal (especialmente para desequilíbrios do dosha vata)
Virechana – purgação (especialmente para desequilíbrios do dosha pitta 
Vamana – vomito terapêutico (especialmente para desequilíbrios do dosha kapha 
Raktamosha – sangria (limpeza do sangue) – especialmente para desequilíbrios do dosha pitta.

Nasya ou shirovirechana – limpeza de todos os órgãos da cabeça (especialmente para desequilíbrios de vata – diz-se resumidamente que é a terapia para todos os desequilíbrios que acontece dos ombros para cima).

Os doshas se acumulam no trato gastrointestinal – vata acumula-se no cólon intestinal; pitta acumula-se no intestino delgado e fígado; e kapha acumula-se no estomago e em seu sub sítio ou sede que são os pulmões.

Assim, cada um dos processos terapêuticos são semelhantes aos locais onde os doshas se acumulam e de lá são conduzidos através do sistemas de canais conhecido em sânscritos como (srotamsi), e desta forma sujam e danificam os tecidos.
Portanto, estas toxinas não necessárias ao corpo, causadoras primordiais dos desequilíbrios que atingem o ser humano, são as grandes vilãs da saúde do homem e consequentemente indesejáveis as nossas vidas. 

A sabedoria milenar indiana conhecida como ciência do ayurveda, programou uma série de terapias que representam - de acordo com esta ciência – a forma do homem readquirir a sua harmonia no sentido holístico da palavra e estas terapias são realizadas através de shodana chiktisa.

Através de uma anamnese ayurveda, corretamente identificada, a pessoa passa pelo processo de eliminação do dosha e inicia a partir daí uma nova jornada em sua vida, sem as viciações provocadas pelo acúmulo de ama. 

O objetivo é experienciar, mais disposição, menos stress, mais alegria adquirida através da sensação de bem-estar, melhor tecido epitelial com a pele mais viçosa, melhor acuidade dos sentidos sensoriais, mais sabor nos alimentos, sono reparador, beleza e força capilar, harmonia da coluna vertebral, melhor qualidade da massa muscular, eliminação do excesso de tecido adiposo e etc... 

Este resultado é devido a seqüência diária de massagem corporal e shyrodhara (com óleos verdadeiramente medicinais ou seja a base ervas), swedana (sauna terapêutica com ervas medicinais), tudo isto durante o processo terapêutico que tem a duração de duas semanas. No Ibrata (Instituto Brasileiro de terapias ayurveda), a ciência do ayurveda é realizada com fidedignidade e você pode vivenciar assim, um pedacinho da Índia, recebendo um tratamento carinhoso e cuidadoso, além de degustar sabores tipicamente indianos durante o seu estar conosco na realização do processo terapêutico.


Ma Prem Ila

 

 

    Entre em contato:

   Tel: (21) 2572-3537

Whatsapp: 99714-4660

Endereço:

Rua Soares da Costa, 128/101

Praça Saens Pena - Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ibrata@ibrata.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Todos os direitos reservados © 2005