Os Olhos

 

“Os olhos refletem a alma”, isto todos sempre ouviram falar. Na verdade, os olhos vão muito além do que esta expressão pode significar. Um dos órgãos sensoriais, os olhos estão intimamente conectados com o elemento fogo, dosha pitta da ciência ayurveda.

 

O fogo significa a luz que transforma os objetos em imagem e desvenda para nós a visão maravilhosa de tudo que está a nossa frente. O cuidado com os olhos é, verdadeiramente, uma necessidade vital e, como tudo em ayurveda, faz parte da nossa rotina diária; cuidar destes verdadeiros diamantes que podem ser de cores verde-esmeralda, ou azul como uma bela água-marinha, assim como cor-de-mel, lembrando o olho-de-tigre, ou negro tal como o poderoso ônix. Bem, estas relações com as pedras, simbolicamente, representam a grandeza dos olhos e também a fragilidade que eles podem apresentar quando não cuidadosamente tratados.

A ciência Ayurveda apresenta sempre uma forma de tratar tão antiga como o mundo e tão valiosa como a vida. Tantas são as terapias Ayurveda, para cada parte do corpo e sempre conectada com o todo – como o homem holístico, que atua nos campos físico, mente, emoção e espírito.

 

Netra basti é uma potente terapia que atua no cuidado para com os olhos, assim como na correção de várias desarmonias que atingem estes órgãos. Utilizando substâncias naturais – ghee, ervas medicinais como a triphala (combinação de Haritaki, amalaki e bibhitaki), o doce mel –, o tratamento consiste em aplicações gentis e delicadas destas propriedades com técnicas especiais sobre os olhos, que têm como objetivo, limpar e nutrir todos os componentes destes órgãos.

 

A ciência do Ayurveda é extensa e, assim, oferece diversas terapias e métodos naturais específicos para cada pessoa. Na verdade, isto se aplica ao fato de que, para esta ciência, cada ser é individual dentro deste universo. Assim, cada um de nós apresenta características naturais e exclusivas que podem responder de diversas formas a qualquer terapia Ayurveda.

 

Partindo desta premissa, é importante ressaltar que, seja qual for o método Ayurveda utilizado, isto não significa que alguém pode efetivamente encontrar “curas”. A palavra Ayurveda significa literalmente “ciência da vida”, ou seja, conhecer a natureza corporal a partir do conhecimento do seu dosha. Portanto, conhecendo o seu dosha, o homem pode cuidar-se de forma a evitar que doenças aconteçam ou que o seu corpo possa reagir de melhor forma a elas.

 

Isto explica que este artigo não tem a pretensão de divulgar “milagres” e sim de divulgar como a ciência do Ayurveda pode ajudar a manter a saúde e a beleza de seus olhos.


Ayurveda é “qualidade de vida”!!!!
Ayurveda é “para todo dia”!!!
Praticar Ayurveda é praticar saúde e bem estar!!!

    Entre em contato:

   Tel: (21) 2572-3537

Whatsapp: 99714-4660

Endereço:

Rua Soares da Costa, 128/101

Praça Saens Pena - Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ibrata@ibrata.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Todos os direitos reservados © 2005