O Equilíbrio dos Três Doshas

 

Segundo a Ayurveda, o ser humano tem a mente ligada ao corpo através dos três princípios básicos metabólicos existentes nele: Vata, Pitta e Kapha (palavras sânscristas) que podem ser traduzidas como: 

- Vata - Movimento/ar corporal (energia sutil que governa o movimento biológico). A partir dos elementos Éter e ar é formado Vata. 

- Pitta - Fogo/calor corporal (manifesta-se como o metabolismo do corpo). A partir dos elementos fogo e água é formado Pitta. 

- Kapha - água biológica (consolida os elementos do corpo, fornecendo o material para a estrutura física. Mantém a resistência do corpo). A partir dos elementos terra e água é formado Kapha. 

Para melhor entendimento gostaria de explicar que, de acordo com a Ayurveda, a constituição humana é formada através da junção de dois dos cinco elementos que manifestam-se no corpo humano (éter, ar, fogo, água e terra). No momento em que existe a concepção será determinada a constituição básica de cada individuo em função das permutações e combinações do ar, fogo, e água corporais que se manifestam nos corpos do pai e da mãe. 

Vata, Pitta e Kapha, são responsáveis pelas funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, mente e consciência, e quando em desequilíbrio contribuem de forma importante para vários processos de doenças. 
Segundo Vagbhatta, autor de um famoso Tratado de Ayurveda, "Todo aquele que deseja saúde e felicidade deve receber massagem corporal e utilizar os óleos adequados segundo sua constituição/dosha e estação do ano. 
Outro célebre e valioso conhecedor de Ayurveda Sushruta Samhita, afirma que deve-se escolher o melhor óleo ou qualquer lubrificante que melhor se adapte ao corpo e a estação do ano. 

Na verdade, nenhuma constituição individual é formada unicamente por qualquer um dos elementos e sim cada pessoa é uma combinação de todos os três elementos com uma tendência predominante de participação de um ou mais e em cada constituição existem uma determinada percentagem de vata, pitta e kapha, então quando manipulamos um corpo através da massagem em geral estamos trabalhando os três doshas onde um é predominante, por este motivo a escolha do óleo certo. 

O equilíbrio dos três doshas pode ocorrer de várias formas eu recomendo, dentre tantas, a Massagem Ayurveda . 

No momento em que alguém está sendo massageado a concentração do massagista deve estar voltada para a circulação sanguínea, respiração e a energia vital, o Prana que controla o metabolismo do corpo e regula o sistema nervoso central, ele, (o prana) é responsável pelas funções cerebrais superiores e as atividades motoras sensoriais. 
O prana situado na cabeça é o prana vital enquanto o prana presente no ar cósmico é o prana nutriente. Durante a Massagem há um constante intercâmbio de energia entre o prana vital e o prana nutriente, através da respiração. Durante a inspiração o prana nutriente entra no sistema e nutre o prana vital. Durante a expiração os produtos residuais sutis são expelidos e assim vai ocorrendo a liberação das toxinas internas ajudadas também pela liberação das toxinas presas aos músculos e os tecidos do corpo que são ajudadas pelo uso do pó indiano Vakhand junto ao óleo ideal para aquela pessoa. 

Com a estimulação de vários órgãos do corpo que de acordo com estudo fisiopatológicos Ayurveda estão ligados a cada dosha, como por exemplo podemos citar o Vata - dosha ( que tem as origens de suas doenças ligadas ao intestino grosso) obteremos o equilíbrio dos três doshas, e diminuindo assim os danos dos Humores corporais Vata, Pitta e Kapha que quando em desequilíbrio criam toxinas que circulam por todo o corpo causando doença. 

Portanto procure o IBRATA e equilibre seus doshas.

    Entre em contato:

   Tel: (21) 2572-3537

Whatsapp: 99714-4660

Endereço:

Rua Soares da Costa, 128/101

Praça Saens Pena - Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ibrata@ibrata.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Todos os direitos reservados © 2005