Consulta Ayurveda

 

Ao realizar sua consulta de diagnóstico ayurveda, o paciente receberá a “Cartilha ayurveda do Ibrata”, este é um documento, criado pela Terapeuta Ma Prem Ila, especialmente voltado para facilitar a adaptação do paciente com novos hábitos ayurveda que fazem parte da Dinacharya (rotina diária), como por exemplo, reorganização alimentar, auto tratamento de práticas de PNL (programação neuro lingüística), práticas essas, que ajudarão o paciente diariamente a desativar o mecanismo de desarmonia, fitoterapias e outras tantas orientações necessárias para um novo conceito de viver, além de comentários como funciona a ciência da Ayurveda aliada a histórico individual.

Medicina Ayurveda

Introdução e histórico:

Medicina Ayurveda é a mais antiga de todas as medicinas, promovendo saúde e no sentido mais amplo e completo, fazendo com que o indivíduo retorne a sua unidade, colocando-o em perfeita sintonia com a natureza. Podemos dizer que está inserida nos mais antigos registros que se tem conhecimento da experiência humana. Sabe-se que os Rishis (sábios) foram os responsáveis pela difusão deste ensinos, que chegaram em sua forma atual, pelos elaboradores dos livros clássicos que foram: Characa Sanrita, elaborou o livro da medicina e Susruta samhita que elaborou o livro da filosofia Asthanga hridaya e os livros dos comentários A Ayurveda trata de todas as possibilidades da vida nos ensinando a prevenir e tratar doenças através de medidas que harmonizem a nossa vida com vida de tudo que nos cerca.

 

Ayurveda se divide em oito aspectos:
1 - Shalia - cirurgia geral 
2 - Shalakya - cirurgia acima da clavícula 
3 - Kya Chikitsa - tratado de diagnóstico e tratamentos 
4 - Kaumarrya Bhistya - pediatria
5 - Agad Tantra - toxicologia
6 - BrutViddya - doenças psicossomáticas
7 - Rasayana - vitalização geral 
8 - Vajikarana - maior potência na sexualidade 


Além disto possui outros ramos como yoga, anatomia, fisiologia, farmacologia e dieta.

 

A importância dos cinco elementos na Ayurveda:

Os cinco elementos da Medicina Ayurveda diferem dos cinco elementos da medicina chinesa, e são chamados de Mahabhutas. 
Espaço (akasha), ar (vayu), fogo (tejas), água (apa) e terra (prithvi) que correspondem a uma forma física e energética na relação matéria energia, dando a base de formação dos 3 doshas.

 

Vata então é o ar com espaço;
Pitta é o fogo com a água;
Kapha a terra com a água.

 

Cada elemento ou Mahabhutas está ligado a um dos cinco sentidos:


Akashas ao som 
Vayu ao tato 
Tejas a visão 
Apa ao paladar 
Prithvi ao olfato 


Toda orientação de um profissional ayurveda se baseia no estudo entendimento e domínio dos três doshas, sendo assim de grande importância o diagnóstico preciso do humor corporal de todo aquele que se submeter a este tipo de abordagem médica.

 

    Entre em contato:

   Tel: (21) 2572-3537

Whatsapp: 99714-4660

Endereço:

Rua Soares da Costa, 128/101

Praça Saens Pena - Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ibrata@ibrata.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Todos os direitos reservados © 2005