Ayurveda

Ciência Ancestral do Novo Milênio!

 

Ervas e especiarias: a nutrição para a saúde
Você é Vata, Pitta ou Kapha? Há alguns anos esta questão seria incompreensível para a maioria das pessoas, mas graças ao empenho de alguns profissionais e estudiosos em Ayurveda, a divulgação desta Ciência Védica está cada vez mais ampla. Hoje, podemos ler artigos em jornais e revistas, assistir a palestras, entrevistas, workshops e até mesmo frequentar cursos introdutórios e extensivos de Ayurveda, em vários países do Ocidente, como na Europa (em especial na Alemanha, Itália e Inglaterra), USA e América do Sul (Brasil e Argentina).

 

Ayurveda (Ciência da Vida) é reconhecida como Medicina pelo Conselho Mundial de Saúde e surgiu na Índia há mais de 5.000 anos, onde até hoje é ensinada em inúmeras Faculdades.

 

Neste novo milênio, há uma crescente busca pelo que seja natural, que gere consciência e retorno às nossas raízes; algo que nos possibilite reavaliar nosso estilo de vida, para que possamos obter e prolongar uma vida saudável e feliz. O ser humano vem buscando o "elixir da longa vida" por várias eras, sem notar que já o tem dentro de si, que é a sua essência. O que lhe falta é encontrar o caminho para isto. Ayurveda é um caminho para a mudança de hábitos e a longevidade com saúde.
Nutrição é um dos principais pilares da manutenção da saúde dentro da ciência Ayurveda. A utilização de ervas, especiarias, alimentos frescos e esta alquimia dos sabores, onde o alimento é medicina e a medicina é alimento nos transporta a um tempo distante, há milhares de anos, quando tudo era preparado e consumido no mesmo dia, tudo era fresco, sem conservantes, sem química e os sabores eram originais.


Ayurveda, em sua visão natural e simples, sugere que tenhamos ervas em nossa cozinha, que darão sabor aos alimentos e também conforto para a dor ou a doença.


Elas são verdes, seduzem nossos sentidos com seus sabores e aromas agradáveis e têm poderes de cura impressionantes e o mais importante é que elas podem crescer, serem vistas da janela de nossas cozinhas e podem ser colhidas sempre que precisarmos.
Para Ayurveda alguns alimentos são considerados especialmente curativos e a sugestão é de que nossa alimentação proporcione a nutrição adequada para o corpo e a mente, sem sobrecarregar o sistema digestivo ou a habilidade de nosso corpo em absorver e utilizar completamente aqueles nutrientes necessários, também encontrados nos alimentos integrais.


Ayurveda classifica os alimentos por Rasa (sabores),doce, salgado, azedo, amargo, picante e adstringente. Outros fatores importantes classificados nos alimentos e que influenciam na digestão são Virya (digestão/temperatura) e Vipak (efeito pós-digestivo). Uma refeição equilibrada deve conter os seis sabores.


O melhor horário para a refeição principal é às 12:00 horas, pois é quando o poder digestivo está em seu pico.
Outro fator muito relevante é que Ayurveda prioriza as estações do ano e respeita o clima para adequar o alimento ideal à umidade, temperatura ou se o dia está seco, muito quente, etc. A isto se dá o nome Rutucharya.


Ayurveda também sugere que as refeições sejam em porções equilibradas, balanceadas e adequadas a cada Dosha e que dentro desta porção, no caso do Dosha Kapha, que tem a tendência ao maior acúmulo, a porção seja mais fracionada. Para cada Dosha há um programa personalizado e Ayurveda oferece tratamentos para desintoxicar e equilibrar através da alimentação e um novo estivo de vida.


A Nutrição Ayurveda é uma forma simples e eficaz para proporcionar harmonia em nossa vida e poder partilhar este conhecimento milenar Indiano neste novo Milênio é um privilégio em nossa cultura, que está reaprendendo a utilizar os alimentos integrais, orgânicos e a respeitar os elementos da natureza.


O Brasil é um país onde esta medicina milenar tem se desenvolvido muito e sua divulgação e aplicação têm comprovação científica de resultados. Há inúmeros médicos alopatas, que têm estudado Ayurveda, como instrumento para enriquecer sua atuação e aplicação prática.


Tratamentos com ervas medicinais e óleos, desintoxicações profundas, Massagens e a volta ao estilo de vida mais simples e natural e Nutrição, são algumas das riquezas oferecidas pela Ayurveda.
Partilhe a Índia, suas sutilezas, cultura, medicina e entenda porque Ayurveda é a Ciência Ancestral do Novo Milênio!

 

    Entre em contato:

   Tel: (21) 2572-3537

Whatsapp: 99714-4660

Endereço:

Rua Soares da Costa, 128/101

Praça Saens Pena - Tijuca  Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ibrata@ibrata.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Todos os direitos reservados © 2005